E AGORA MANOLO???

Faça um Puzzle | 04/08/2011

(momento “post da cultura”)

Um Puzzle que eu particularmente gosto é o SUDOKU, que apesar do nome, não tem nada a ver com dar o cu, okay?

Como o sudoku é altamente complicado de resolver e dificílimo de completar, vou fazer um breve tutorial para ajudar complicar meus leitores (anh? tem algum?) que queiram tentar a façanha.

Pois bem… esse é o sudoku:

O objetivo é bem simples: Impedir que Galactus chegue perto o suficiente para devorar a energia cósmica do planeta terra usando o hiper-espaço. (há, eu li de novo e não ri da minha própria piada)

Enfim, é mais fácil do que parece: temos que dividir números de 1 a 9 nos 81 quadradinhos do jogo. ^^ Cada número só vai aparecer 9 vezes, e não podem se repetir na mesma coluna ou linha. (Genial!)

TRUQUES SAPECAS para fazer o seu sudoku assoviando e chupando cana:

1. Reparando bem, o sudoku tem 9 quadrados menores, onde os números também não se repetem. Comece por eles, escolha um, e, com cuidado, preencha os números usando os outros quadrados menores que fizerem “fronteira” com aquele que você está completando, NÃO REPETINDO NÚMEROS NA MESMA LINHA OU COLUNA.

(Nos 3 exemplos acima, o quadrado a ser completo está destacado em vermelho.)

2. Analisando linha por linha, coluna por coluna. Quando for completar uma linha (horizontal), cheque quais números faltam, e eliminando o que já apareceram nas colunas (vertical) que cortam os espaços vazios da linha, preencha os que faltarem na linha.

Obs.: Ao fazer isso, use os 3 quadrados menores por onde passam a linha ou coluna, para eliminar mais números, já que eles também não se repetem nos quadrados menores.

(Temos dois exemplos acima, o primeiro completando linha, o segundo completando coluna, na parte de baixo, os 3 quadrados menores dentre o 9 em jogo, por onde passa a linha, e os 3 quadrados menores por onde passam a coluna.)

3. Chega um ponto em que analisar espaço por espaço é mais eficaz, e o próximo exemplo explica como deve ser feito (com perfeição, aliás).

(Para compeltar a bolinha -equivalente ao espaço a ser completo- vemos o que tem na coluna, linha, e quadrado menor que interceptam o espaço. Assim fazemos a eliminatória dos números que não podem completá-lo

Colocando em prática usando o exemplo acima:

– Na bolinha verde, não podem ser os números 1, 2, 3, e 4, já contidos na linha. Não podem ser 4(novamente), 5, 6, 7, e 9, já contidos na coluna. Logo, por eliminatória, só sobrou o 8, ele é que vai ocupar o espaço da bolinha verde.

– Na bolinha roxa, não podem ser o 3, 4, e 7, já contidos na linha. Não podem ser 1,  5, 6, 4(novamente), contidos na coluna. E nem 4(novamente), 5 (novamente), 6(novamente), 8, e 9, já contidos no quadrado menor. Por eliminatória, a bolinha roxa será substituída pelo número 2.)

Simples como tirar meleca do nariz, um pouquinho de paciência e você consegue.😉

CURIOSIDADES:

– Blah blah blah e foi inventado no oriente.

– Existem outros tipos de sudoku além do convencional: Diagonal, Irregular(meu favorito), Kakuro, Killer, Megasudoku, Minisudoku, Multisudoku, Sudoku de bichinhos (facilmente encontrado na internet), e aquele sudoku que a velhinha do metrô tá fazendo e você está atrás completando mentalmente.


Deixe um comentário »

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

    Pesquisar

    Dias Cretinos

    agosto 2011
    S T Q Q S S D
        set »
    1234567
    891011121314
    15161718192021
    22232425262728
    293031  

    Blog Stats

    • 15,438 Desocupados

    Enter your email address to subscribe to this blog and receive notifications of new posts by email.

    Junte-se a 1 outro seguidor

    Facebook

%d blogueiros gostam disto: